9.9.11

DEOLINDA

2011.09.07
Deolinda em concerto na Festa do Leitão à Bairrada em Águeda.

O projecto musical surgiu em 2006, quando os irmãos Pedro da Silva Martins e Luís José Martins convidaram a prima, Ana Bacalhau, para cantar quatro canções que tinham escrito. Após perceberem que a voz da prima se adequava na perfeição às rimas e melodias por eles criadas, convidaram também José Pedro Leitão, contrabaixista, para se juntar aos três, nascendo assim os Deolinda.
O tema "Contado Ninguém Acredita" foi incluído na compilação Novos Talentos de 2007, lançado pelas lojas FNAC. Nesse mesmo ano o grupo viria a Águeda actuar no "Festival o Gesto Orelhudo da d'Orfeu".
Em Abril de 2008, foi lançado o disco de estreia, "Canção ao Lado" que viria a chegar a "dupla platina" em 2009.
Ainda em Abril de 2009, o grupo deu início à sua primeira digressão europeia, actuando em diversos países, entre eles Holanda, Alemanha e Suíça, regressando a Portugal para diversos concertos em cidades como Porto, Braga.
Em Abril de 2010 a banda estreou um novo álbum "Dois Selos e Um Carimbo"  que entrou directamente para nº 1 do top de vendas português e recebeu o galardão de platina em Novembro de 2010.
Em 2011, ganharam o Globo de Ouro na categoria de "Melhor Grupo" e venceram o Prémio Amália Rodrigues na categoria de "Música Popular".
in wikipedia.org

Deolinda são: Ana Bacalhau, Luís José Martins (guitarra clássica), Pedro da Silva Martins (guitarra clássica) e José Pedro Leitão (contrabaixo).

 

Sem comentários:

Enviar um comentário