15.4.12

RAO KYAO e PEDRO JÓIA

2012.04.13

Rao Kyao e Pedro Jóia em concerto no Cine-Teatro S. Pedro em Águeda na edição 2012 das "Sextas-feiras Culturais" da Câmara Municipal de Águeda.
A carreira de Rao Kyao confunde-se com a história da música das últimas décadas em Portugal. Foi em meados da década de 60 que Rao se entregou à musica, inicialmente com uma faceta jazzística, depois abordando várias paisagens sonoras com outras tantas colaborações em cada canto do mundo. Uma carreira com cerca de 25 discos editados e com dois instrumentos que marcaram esta sua carreira: o saxofone e as flautas.
Pedro Jóia tem formação em guitarra clássica, mas a partir de 1986 iniciou o estudo de Guitarra Flamenga. Os discos “GUADIANO” (1996) e “SUESTE” (1999) foram o arranque da carreira deste guitarrista, mas foi em 2001, com o disco “VARIAÇÕES SOBRE PAREDES” que marcou uma outra fase na sua carreira, com a homenagem Carlos Paredes.
Embora no início com uma forte influência e gosto pela guitarra flamenca, as suas origens portuguesas acabaram por falar mais alto. Assim, Depois de “JACARANDÁ” (2003), disco onde reuniu uma série de músicos brasileiros, como Elba Ramalho, Simone, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, entre outros, viaja para o Brasil, onde colabora intensamente com Ney Matogrosso, entre 2003 e 2006. Seguiram-se outros projectos, outras colaborações, outros discos até ao actual dueto com Rao Kyao.
Resumindo: Dois virtuosos em palco, cada um com a sua mestria. Um grande concerto.


Sem comentários:

Enviar um comentário